ENEM 2020 | #PensinaAprovação: História
Este ano, decidimos fazer um especial em nosso blog para os nossos alunos que estão se preparando para o ENEM 2020. O primeiro conteúdo que liberamos foi o de Geografia. Se você ainda não conferiu, acesse o blogpost aqui, e vamos com tudo em busca da sua aprovação!
No post de hoje, trouxemos um especial sobre História. O nosso professor Renato Cunha preparou um conteúdo muito didático abordando o tema República Oligárquica. Então já separa papel, caneta ou seus aparelhos eletrônicos e vamos garantir aquele acerto nas questões da disciplina.

República Oligárquica: período marcado pelo poder das oligarquias regionais associadas ao poder político federal – o “governo de poucos”. Dura do final do século XIX (Proclamação da República, em 1889) até a chegada de Getúlio Vargas ao poder, com o Golpe de 1930.
Principais características:
- Coronelismo – força das oligarquias na figura do coronel;
- Voto de cabresto – controle sobre o eleitor;
- Clientelismo – compra de votos;
- Política do Café com Leite – acordos das oligarquias dos principais Estados (São Paulo e Minas);
- Política dos Governadores – articulação entre o governo federal e as oligarquias estaduais garantindo a perpetuação do sistema e de seus líderes
Durante esse período o Brasil viveu diversas revoltas, como:

- Canudos – Ocorreu no sertão nordestino, um povo miserável marcado pela seca, falta de acesso à terra e violência do Estado foi o agente. A crença na figura de Antonio Conselheiro foi fundamental para a organização do movimento.
- Contestado – Ocorreu no sul do Brasil, nos estados do Paraná e Santa Catarina. A exploração na extração da madeira local pelas empresas estrangeiras e a exploração da mão de obra miserável foi o que gerou o conflito.
- Cangaço – O banditismo do sertão nordestino gerou medo e violência em diversas camadas da sociedade. Os cangaceiros vagavam atravessando estados e atacando os moradores das cidades.
- Sedição de Juazeiro – No Ceará, ocorreram disputas entre o governo federal e as oligarquias regionais, marcadas pelo poder da família Acioly, governante do estado. O governo federal interviu na política do Estado, o que levou o famoso Padre Cícero a apoiar a tradicional família da oligarquia cearense.
- Revolta da Vacina – No início do Século XX, na capital da República (Rio de Janeiro), ocorreu uma revolta popular. A capital da recém-proclamada República era marcada pela reforma urbana, vacinação obrigatória e o bota-abaixo
- Revolta da Chibata – Em 1910, na capital da República, a Marinha ainda vivia uma situação de castigos físicos e racismo. O grande líder do movimento foi João Cândido, o Almirante Negro.
A principal atividade econômica do período era o café, e a maior parte da sua produção era destinada ao mercado externo. O Convênio de Taubaté e a Política de Valorização do Café, foram destaques nesse período.

Dica do professor Renato: a década de 1920 ficou marcada pela crise do sistema oligárquico. Temos como principais pontos para analisar esse quadro de crise:
- Semana de Arte Moderna;
- Tenentismo;
- A Crise de 1929 – crise econômica e política;
- Aliança Liberal e o Golpe de 1930 – a chegada de Vargas ao poder
E aí? Anotou tudinho? No ENEM 2020 a aprovação vem! Ah! Lembre-se que você deve levar todas as dúvidas aos professores, combinado? Você também pode conferir as atualidades que disponibilizamos no seu kit pedagógico e garantir aquela preparação on point 😉
Fique atento ao nosso blog. Vamos divulgar os conteúdos de todas as disciplinas e áreas de conhecimento do Exame para você conseguir realizar seu sonho de se tornar um universitário em 2021. Se quiser dicas para garantir a nota 1000 na redação do ENEM 2020, confira o post especial que elaboramos clicando aqui. Lá você também encontrará uma redação comentada pela nossa expert em Redação Gab Jardim.
Escrito por:
Agência Titânio