9 dicas para uma redação nota 1000 no ENEM!

O ano de vestibular é, por si só, um período muito conturbado. Entre muita dedicação e ansiedade, a preparação e muito estudo são o que fazem a diferença! Com isso, um tema que pode trazer muita preocupação é a prova de redação dos vestibulares, principalmente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Isso porque é uma das avaliações mais comentadas, já que equivale a uma boa parte da nota do candidato.  

Apesar do adiamento do Exame, nunca é tarde para começar a se preparar. Além disso, independentemente do curso que o vestibulando queira fazer, tirar uma boa nota na prova de redação é pré-requisito fundamental para sua aprovação, até mesmo no caso das instituições militares de ensino, como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), por exemplo. Pensando nisso, nós preparamos 9 dicas que vão te ajudar a alcançar a tão sonhada nota 1000 no ENEM e ajudar a melhorar sua escrita para todas as provas de redação que você for realizar. Continue lendo e confira:

1)   Escolher a escola (ou pré-vestibular) certa faz a diferença para uma redação nota 1000:

Na preparação para o ENEM ou para qualquer outro vestibular, poder contar com uma equipe pedagógica completa e preparada pode ser o diferencial que te ajudará a alcançar uma boa nota, principalmente na redação. São os professores que te ajudarão em sua rotina de estudos e treinos para fazer uma redação nota 1000 e farão a correção adequada dos seus textos, apontando as possíveis lacunas que você tem e te ajudando a eliminá-las de forma adequada, com orientações mais assertivas.  

2)   Ler vai te ajudar a alcançar a sua nota 1000 na redação do ENEM

Aqui vai um fato: ler é um dos melhores caminhos para melhorar a escrita! Entre os benefícios da leitura que te ajudarão a alcançar a nota 1000 na prova de redação do ENEM, estão o desenvolvimento da boa argumentação, aumento de vocabulário rico e melhora na interpretação de texto. Sem contar com a assimilação dos diferentes tipos de textos, que pode acontecer até mesmo de forma inconsciente. Além disso, a falta do hábito de leitura pode ser uma grande desvantagem para quem quer prestar qualquer tipo de vestibular.  

3)   Organizar as ideias antes de transformá-las em texto é fundamental

Sabe quando você está conversando, fala algo por impulso e as pessoas não entendem? Isso pode acontecer também quando escreve – e pode custar caro quando sua redação for corrigida. A organização de ideias vai te levar à clareza textual  de que sua redação precisa para ser entendida pelo leitor. Uma ótima ferramenta que te ajudar com a organização de ideias é o fichamento. Ele pode te poupar o tempo de fazer um rascunho e também vai te ajudar quando precisar retomar ideias no texto. Separe o fichamento em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão (assim como será seu texto) e liste os tópicos que abordará em cada uma dessas partes. Depois é só desenvolver os tópicos 😉

4)   A nota 1000 na redação do ENEM também vem da estrutura do texto

Muitos elementos levam à uma boa escrita, mas tão importante quanto escrever um bom texto é obedecer à estrutura exigida pelo vestibular. No caso do ENEM, a tipologia exigida é a dissertação-argumentativa, também conhecida somente como dissertação. Tal texto consiste na apresentação de um tema, seus pontos sobre o mesmo tema (que podem ser a favor ou contra) e uma conclusão. Dessa forma, na introdução, você precisará apresentar o tema e a sua tese, no desenvolvimento, você precisará aprofundar seu ponto de vista com argumentos e, na conclusão, como o próprio nome sugere, sua conclusão, retomando as ideias apresentadas ao longo do texto.

5)   Adequação à Língua Portuguesa vai além da gramática correta

Um ponto que tem muito peso para que você consiga sua nota 1000 na redação do ENEM é a adequação à Língua Portuguesa, que engloba também a fluidez do seu texto, compreendendo as partes de coesão e coerência. Além da grafia correta das palavras, ter domínio do Português vai garantir que você consiga adicionar os conectivos corretos em cada momento do texto, tenha um vocabulário rico para não repetir palavras com muita frequência e obedeça à adequação linguística exigida pelo concurso.

6)   Fundamentação é a palavra-chave para sua nota 1000 na redação do ENEM

Como você viu anteriormente, a tipologia exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio é a dissertação-argumentativa. Dessa forma, você precisa ter em mente que precisará argumentar e defender seu ponto de vista! Isso significa que não basta apresentar pontos e fatos é preciso desenvolvê-los e mostrar o motivo deles serem relevantes. Ah! Atenção: é muito importante que a sua argumentação esteja de acordo com o que você escreveu no texto e seus apontamentos, tudo bem? Ainda que você tenha um ótimo exemplo ou uma ótima citação, se eles não tiverem relação com o restante da redação, se tornam inválidos. Também é muito importante citar fontes e datas para dar mais força ao seu argumento e não esqueça: generalizar pode trazer prejuízos para sua nota.

7)   Conheça as competências que garantem a nota 1000 no ENEM

Para que a sua redação atinja a tão sonhada nota 1000, é preciso que ela atenda aos critérios avaliativos. O método de correção do ENEM avalia 5 competências, que se resumem a: 

Atendendo a esses cinco critérios, sua redação será um sucesso! 

8)   O treino leva à perfeição (ou à nota 1000 na redação do ENEM)

Assim como, com as outras matérias, você precisa se dedicar e fazer exercícios para assimilar o conteúdo, praticar redação pode te ajudar muito a assimilar as dicas que apresentamos. Somente praticando você desenvolverá sua escrita e poderá reconhecer os pontos que precisa melhorar. É interessante que, após a correção do texto, você o reescreva e peça novamente para seu professor corrigir. Assim o treino fica ainda mais proveitoso, já que você trabalhará em cima de um texto já feito por você. Você pode buscar por provas anteriores do ENEM, conferir o tema e treinar com base neles.

9)   Fique por dentro das atualidades

Entre treinos, muita dedicação e leitura, você também precisará ficar atento ao que está acontecendo ao redor do mundo. Isso porque o tema exigido pelo ENEM aborda sempre uma questão atual da sociedade. Se você estiver atualizado com relação às notícias, pode garantir mais tranquilidade na hora da prova, terá em sua memória tópicos frescos para abordar e, mais ainda, poderá diversificar a sua argumentação com fatos variados e concretos.

Essas dicas podem melhorar a sua escrita e servir de orientação para qualquer concurso que você for prestar, não só para o ENEM, mas lembre-se: não existe receita de bolo! Assim como as outras matérias como Português, Matemática ou Biologia, a Redação também requer dedicação e muito treino, por isso, anote todas as dicas, incorpore-as à sua rotina de estudos e prepare-se para comemorar a nota mil! Se você conhece algum amigo que também precisa daquela força com a preparação para a redação do ENEM e de outros vestibulares, compartilhe este artigo com ele. Assim vocês comemoram a aprovação juntos 😉   

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: