Pular para o conteúdo

Educação Infantil

Educação Infantil no Pensi: Brincar é coisa séria!

O Pensi entende que a vivência escolar na primeira infância com a educação infantil é fundamental para o desenvolvimento global das crianças. 

Nesta fase, a evolução ocorre de maneira intensa, já que, a faixa etária, está em momento crucial de seu desenvolvimento – 90% de todo o desenvolvimento cerebral das crianças de 13 anos acontece até os seus 5 anos de idade.

Portanto, nada melhor do que desenvolvermos nos nossos pequenos da Educação Infantil as habilidades e competências que constituem a nossa missão enquanto Pensi e que vão ajudá-los a atingirem todo o seu potencial.

Na Educação Infantil, intensificamos ainda mais o Educar aliado ao Cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável no processo educativo.

 Alinhados à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), asseguramos os 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

  • Conviver;
  • Brincar; 
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • Conhecer-se

Com eles, garantimos as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a encará-los apropriando-se de 5 campos de experiência:

  1. O eu, o outro e o nós.
  2. Corpos, gestos e movimentos.
  3. Traços, sons, cores e formas.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  5. Espaço, tempo, quantidades e transformações.

Aqui no Pensi, brincar é realmente coisa séria! É um direito que assegurado às crianças, que, quando aliado à intencionalidade educativa das interações, permite que atinjam o seu potencial máximo!

Conheça melhor a Educação Infantil no Pensi

Conhecendo as necessidades que nossos alunos têm na Educação Infantil, de 1 a 5 anos, temos um cotidiano detalhadamente planejado. 

Assim, o Pensi garante que todas especificidades, tanto gerais quanto particulares, sejam atendidas. 

A rotina é pensada e realizada de modo que os pequenos se sintam seguros e desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores fundamentais para sua formação na primeira infância.

A partir de estímulos diversificados à leitura, à escrita, ao raciocínio à reflexão e à criatividade, criamos um ambiente e um dia a dia verdadeiramente educativos que buscam o desenvolvimento integral da criança. 

Isso tudo permite a construção do indivíduo via estímulos pedagógicos aliados à exploração do ambiente, tais como:

  • Convivência com outras crianças e adultos; 
  • Expressão de seus pensamentos e sentimentos;
  • Autoconhecimento enquanto indivíduos;
  •  Participação das atividades propostas pelos professores.

E mais: no segmento, o aluno realiza muitas atividades lúdicas e aprende enquanto brinca e se diverte.

Não à toa, ossos pequenos cidadãos desenvolvem competências e habilidades cognitivas e físicas, além de aprenderem sobre a valorização da diversidade, respeitando diferentes opiniões e realizando produções coletivas, que os tornarão mais criativos, independentes e felizes.

Para além das aulas, fazemos da escola uma extensão da casa dos nossos alunos e contamos com a parceria da família em todos os momentos. 

Sabemos que só assim é possível oferecer uma educação completa.

Estude na melhor Educação Infantil

Você conheceu um pouco do que fazemos para oferecer a melhor Educação Infantil aos nossos alunos e entendeu a importância da vivência escolar nessa faixa etária. 

Com muito amor, preparo e acolhimento, queremos garantir a nossa missão, usando como pilares os nossos valores, para formar pessoas que busquem sempre evoluir e que sejam capazes de construir um futuro melhor para si e para os que estão ao seu redor. 

E se seu objetivo é garantir para o seu filho o melhor desenvolvimento que alia excelência ao carinho e cuidado, ficaremos muito felizes em acolher sua família! Entre em contato conosco e agende uma visita para conhecer mais sobre a nossa proposta pedagógica e diferenciais e ainda garantir bolsas.

Contatos: 

E-mail: [email protected]

Telefone: (21) 3443-0016

Disponível nas unidades:

Endereço: Rua Raul Veiga, 535, Centro – Cabo Frio – RJ

Telefones: (22) 2643-0096 / (22) 2645-3644 / (22) 2645-2244

Segmentos:

Educação Infantil (3 a 5 anos)
Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)
Ensino Médio regular

Endereço: Rua Professor Miguel Couto, 410/414, Icaraí – Niterói – RJ

Telefones: (21) 2711-1038 / (21) 2611-7032 / (21) 971476316

Segmentos:

Educação Infantil bilíngue (4 e 5 anos)
Ensino Fundamental Anos Iniciais regular e bilíngue

Endereço: R. Marquês de Abrantes, 55, Flamengo – Rio de Janeiro – RJ

Telefones: (21) 99754-4588 / (21) 99501-8107 

Segmentos:

Educação Infantil bilíngue (2 a 5 anos)
Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) regular e bilíngue
Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) regular e bilíngue
Ensino Médio regular

Endereço: Rua Denise Vidal, Lote 10 a 15, s/n – Village Sol & Mar – Rio das Ostras – RJ

Telefones: (22) 2771-0629 / (22) 2771-0630 / (22) 2771-2580 / (22) 2764-1454 / (22) 99778-3849 / (21) 99582-7646

Segmentos:

Educação Infantil bilíngue (2 a 5 anos)
Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º e 2º anos) regular
Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) bilíngue
Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)
Ensino Médio regular
Pré-Vestibular regular

Educação Infantil no Pensi é igual a desenvolvimento global

Nosso currículo contemporâneo é estruturado em função dos 5 campos de experiência da BNCC e estimula as linguagens da infância em suas diferentes formas, com:
  • Espaço de convivência e recreação
  • Laboratório Inteligência de Vida (LIV)
  • Aulas de Artes
  • Aulas de Música
  • Educação ambiental
  • Educação alimentar
  • Natureza e sociedade
  • Literatura
  • Inglês*
  • Psicomotricidade
  • Linguagem oral e escrita
  • Conhecimento lógico matemático
  • Xadrez (a partir do Infantil 4)
  • Educação financeira (4 e 5 anos)
  • Ensino Integral*

*Consulte a disponibilidade em sua unidade de interesse.

Para que nossos pequenos atinjam todo o seu potencial, temos três pilares que são o alicerce da nossa missão e valores e nos ajudam a garantir um ensino transformador desde a Educação Infantil.

Habilidades Socioemocionais

O desenvolvimento global não é possível sem as habilidades socioemocionais, por isso, ensinamos nossos pequenos a reconhecerem e a lidarem com seus sentimentos e a entenderem o porquê dos sentimentos e emoções das outras pessoas. 

Nossos pequenos aprendem sobre a autorregulação a partir da compreensão do que cada emoção é. Além disso, se preocupam e mostram curiosidade sobre o que o próximo está sentindo.

Apesar de aqui no Pensi trabalharmos as habilidades socioemocionais dos alunos em todos os momentos de interação, temos um currículo cuidadosamente pensado, delineado e executado na disciplina chamada Laboratório Inteligência de Vida (LIV).

Na Educação Infantil, ajudamos crianças a partir de 3 anos de idade a iniciarem suas jornadas rumo ao desenvolvimento da inteligência emocional, incentivando o reconhecimento de sentimentos e emoções básicas como medo, alegria, tristeza, raiva e amor. 

Ao longo das aulas, os professores usam como ponto de partida histórias e músicas infantis encantadoras, que abordam o tema de maneira lúdica. Nosso material é pensado de maneira completa, feito para atender o aluno, os professores e as famílias. 

Para criar o material do segmento, buscamos referências teóricas clássicas já conhecidas de muitos educadores, como os psicólogos Jean Piaget e Donald Winnicott, e também referências contemporâneas, como Paul Ekman, psicólogo americano pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais. 

Assim, elaboramos um currículo único que oferece às escolas a possibilidade de incentivar a inteligência emocional de maneira estruturada e é levado aos educadores por meio de formações presenciais e online com nossa equipe de especialistas.

Cidadania

Para desenvolver a cidadania dos nossos pequenos cidadãos, partimos da interação inerente ao desenvolvimento das atividades do próprio segmento. 

As relações precisam ser baseadas nos cuidados com o outro, o respeito aos colegas e a manutenção de um ambiente propício ao bem-estar comum. 

A partir daí surge a conscientização pela conservação do ambiente. 

Assim, o núcleo de sociedade vai se ampliando a partir das novas relações estabelecidas no grupo da escola, com o exercício de como é viver em sociedade e também incentivo a seus colegas a fazerem o mesmo, com as trocas sociais tão frequentes nessa faixa etária.

Excelência

Na Educação Infantil, o valor Excelência surge como processo de desenvolvimento da autonomia, autoconfiança, independência na resolução dos conflitos e propostas de atividades. 

Dessa forma, espaço escolar passa a ser o espaço de oportunidades de desenvolvimento das suas habilidades e competências, criando possibilidades de aprendizagem. 

Com isso, o princípio da Excelência surge nas propostas de enfrentamento a novos desafios e consequentes conquistas. E possibilita à criança perceber uma capacidade de superação e crescimento pessoal.