Paralimpíadas: o esporte como ferramenta de integração social

Todos sabemos que a prática de esportes é um dos principais meios de reabilitação e cuidado com a saúde, mas, além de proporcionar inúmeros benefícios, você sabia que essa descoberta foi a principal propulsora das Paralimpíadas?

Tudo começou em 1944, quando o médico alemão Ludwig Guttman, que tratava ex-combatentes de guerra com lesões na medula espinhal, notou que a saúde e a qualidade de vida dos pacientes melhoravam com a prática de esportes.

Para ajudar o maior número de soldados feridos em combates após a Segunda Guerra (1939 – 1945), ele fez uso desse recurso, que ganhou força mundialmente ao ser utilizado para tratar pessoas com deficiência.

Então, em 28 de julho de 1948, Guttmann organizou os Jogos de Stoke Mandeville, a primeira competição de arco e arremesso de dardos entre pacientes em cadeira de rodas, realizado no jardim do hospital em que trabalhava, na Inglaterra.

O objetivo do médico era transformar os Jogos de Stoke Mandeville em uma competição tão importante quanto a Olimpíada, o que se concretizou em 1952, quando um time de veteranos paraplégicos da Holanda participou da primeira disputa internacional dos jogos para atletas deficientes.

Oito anos depois, a cidade de Roma, na Itália, sediaria o primeiro Jogo Paralímpico da história, que contou com 400 pessoas inscritas, de 23 países. Ainda bem que tudo começou em 1944 e foi se desenvolvendo, expandindo, transformando vidas, construindo narrativas por meio do esporte até chegar aos dias de hoje.

Aqui no Pensi, nós entendemos a importância do esporte e também da consciência cidadã. Com essa premissa, nossa disciplina de Educação Física começou uma ação superbacana para ensinar sobre esportes adaptados. Além de trabalharem a cooperação, empatia e ética, os nossos alunos conseguiram vivenciar a experiência de pessoas com deficiências. 🏆🤝

A iniciativa aconteceu em todas as unidades e segmentos e foi um grande sucesso! Afinal, não tem nada mais inclusivo do que o esporte, não é? Vamos juntos! 👨‍🦽🥇 Confira algumas fotos:

 

paralimpíada

 

 

0
0

Escrito por:
Maira pinheiro


Posts relacionados: