SiSU | Fique por dentro de tudo

As inscrições para o SiSU.1 terão início no dia 06/04. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que todos conheçam melhor o Sistema e possam se inscrever sem complicações. Se você também quer ficar por dentro, continue lendo.

Primeiramente, é importante conhecer o SiSU – Sistema de Seleção Unificada. Ele é o ambiente que os alunos utilizam para ingressar em uma de mais de 129 instituições públicas de ensino superior do Brasil. Dessa forma, eles têm a chance de concorrer para a entrada em mais de 100 instituições sem a necessidade de realizar os vestibulares específicos.

 

Quem pode se inscrever no SiSU?

Todos os participantes da última edição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio que não zeraram a redação podem realizar a inscrição no Sistema.

 

Como se inscrever?

A inscrição no SiSu é muito intuitiva. Basta acessar a página do Sistema https://sisu.mec.gov.br/#/, confirmar seus dados pessoais e realizar a pesquisa do(s) seu(s) curso(s) de interesse – são mais de 102 opções e você poderá escolher duas, podendo ser em instituições diferentes e cursos diferentes! Mas atenção: o candidato só poderá ser selecionado em uma das opções que submeter, ou seja, caso seja selecionado para sua primeira opção, deixa de concorrer na segunda e vice-versa. Ah! Você tem a chance de participar da lista de espera, caso não seja selecionado na chamada regular do(s) curso(s) de sua escolha.

 

Como funciona a seleção do SiSU?

O processo de seleção do SiSU não ocorre com base em uma nota pré-determinada, mas sim por uma nota de corte, que é calculada oficialmente após o período de inscrição e baseada na nota obtida pelos concorrentes de uma mesma vaga. Apesar disso, é possível ter uma estimativa da nota no segundo dia de inscrições no Sistema, isso porque ele atualiza diariamente, conforme os candidatos vão se inscrevendo. Este ano, serão 4 dias de atualização de dados e, no dia da divulgação dos resultados, você saberá se foi aprovado(a).

As notas de cada curso/instituição têm pesos diferentes. Exemplo: a Unirio dá o mesmo peso às notas tiradas em todas as áreas do conhecimento, já a UFRJ, atribui um peso maior à prova Ciências da Natureza e à Redação. Essa variação afeta a nota final dos concorrentes de acordo com a opção de curso/instituição selecionada.

⚠️ #PensinaDica: no segundo dia de inscrição, o Sistema mostrará a nota de corte para os cursos, e você poderá consultá-las para comparar com as notas dos anos anteriores. Assim, pode ter uma melhor estimativa da sua colocação e, caso ache melhor, mudar a opção de curso/instituição.

 

Modalidades de concorrência no SiSU

O Sistema de Seleção Unificada possui a modalidade de ampla concorrência e por meio de cotas.  Além disso, há a possibilidade de participar, ao mesmo tempo, do processo seletivo do SiSu e do Prouni, desde que o candidato obedeça aos pré-requisitos.

⚠️ #PensinaDica: Este ano também será possível concorrer a vagas para a modalidade de ensino a distância, dado o cenário causado pela pandemia da COVID-19.

 

Confira o cronograma deste ano:

06/04 – 09/04: Período de inscrições

13/04: Resultado da chamada regular

13/04 – 19/04: Prazo para participar da lista de espera

14/04 – 19/04: Matrícula da chamada regular

23/04: Início da convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

 

⚠️ #PensinaDica: A nota do ENEM será divulgada na segunda-feira (29/03) e, consultando as notas de corte do SiSU dos anos anteriores, é possível ter uma ideia das suas chances de ingressar no curso de seu interesse. Lembramos que nossa equipe de especialistas estará disponível durante todo o processo para sanar as dúvidas dos alunos Pensi, fazendo análise do histórico SiSU, número de vagas ofertadas pelos cursos e nota obtida pelos estudantes. Assim, as decisões serão realizadas de forma muito mais acertada 😉.

Seguiremos juntos dos nossos alunos durante todo o processo – inclusive na segunda edição do SiSU 2021 -, afinal, os sonhos deles também são os nossos, e nossa torcida por cada aluno Pensi é maior que tudo!

0
0

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: