Futuro | Conheça as profissões que vêm aí
Você sabe quais são as profissões do futuro? O mercado de trabalho tem muitas previsões das profissões que terão mais destaque em alguns anos, e nós queremos compartilhar com você algumas delas, afinal, um futuro de sucesso começa com um planejamento e um ensino de excelência! Além disso, é muito importante que você conheça suas opções, já que, de acordo com uma pesquisa realizada em 2018, com alunos de 3º ano do Ensino Médio e de cursinho pré-vestibular, pelo Jornal da Universidade de São Paulo (USP), os pontos que mais são levados em consideração pelos estudantes na hora de escolher a profissão são:
- a predileção pela área (grande parte mencionou “gostar da área de atuação” como o fator mais relevante);
- o piso salarial da carreira;
- a identificação com as disciplinas do Ensino Médio relacionadas à profissão.
Mesmo analisando esses pontos e escolhendo uma área de atuação, muitos jovens continuam com dificuldade de escolher uma profissão. Nesse sentido, o post de hoje vai te ajudar a conhecer algumas opções que podem ter muito a ver com você e o que você quer para o seu futuro de sucesso! Continue lendo e conheça algumas das profissões do futuro.

1. Cientista de dados
Se você gosta de estudar matemática e tem facilidade com números e estatísticas, poderá ser um excelente cientista de dados no futuro. Atualmente, praticamente tudo é monitorado por ferramentas de Big Data, que servem como norte para ações de marketing, de Tecnologia da Informação (TI), no setor de saúde e na segurança pública e privada, por exemplo.
O cientista de dados é um profissional que analisa as informações coletadas e desenvolve estatísticas e agrupamentos, bem como gera relatórios e cálculos para aplicações diversas. Já existem cursos universitários específicos para quem quer seguir essa carreira, mas muitos profissionais formados em TI, Engenharia ou Matemática exercem funções nessa área.
É interessante destacar que, em 2020, entra em vigor, no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para seguir essa legislação à risca, as empresas terão que contar com profissionais especializados na área. Logo, há uma tendência de crescimento no setor em nosso país.
2. Especialista em UX
UX é uma sigla em inglês para “User Experience”, que pode ser traduzida como “Experiência do Usuário”. O profissional dessa área pode atuar em diversas vertentes, como no desenvolvimento de sites e softwares, por exemplo. A ideia é que essas plataformas sejam criadas de modo que proporcionem vivências únicas para cada pessoa.
Além disso, a função de Voice UX Designer também estará em alta. Nesse caso, o profissional atuará, principalmente, na adaptação de recursos ativados por voz, que estão cada vez mais comuns em aplicativos.
Para atuar nessa área, é importante entender profundamente os hábitos do consumidor e ter noções de design para materializar suas conclusões. Também é preciso fazer cursos e ter habilidades com algoritmos, linguagem de programação e protocolos digitais, por exemplo.

3. Desenvolvedor de wearables
É bem provável que você tenha ou conheça alguém que utilize wearables. Trata-se dos dispositivos tecnológicos vestíveis, como os relógios ou óculos inteligentes.
Profissionais de áreas como Tecnologia da Informação, Engenharia de Softwares, Programação Digital, entre outras, podem atuar como desenvolvedores de wearables, que é uma das profissões do futuro. Porém, também é preciso ter gosto pelo novo e curiosidade para se reinventar sempre.

4. Analista de Internet das Coisas (IoT)
O analista de Internet das Coisas é o profissional que estuda e organiza dados para que novas aplicações sejam criadas. Nesse caso, mais uma vez, os cursos de Engenharia de Software e TI trazem a formação adequada para dar os primeiros passos na profissão.
Apesar disso, também é preciso ter criatividade e bom senso para identificar situações que possam ser melhoradas com o uso de recursos da Internet das Coisas.
5. Curador de Memórias Pessoais
Quem seguir essa profissão ajudará pessoas que perderam a memória a recriar experiências que viveram. Para isso, poderão fazer investigação de fatos, consultando fontes históricas, familiares e a imprensa, contando até mesmo com a ajuda da inteligência artificial. Parece coisa de ficção científica, não é?! Mas é só o futuro que já chegou.

6. Detetive de dados
Essa profissão é para aqueles que gostam de investigar mistérios. Mas, diferente do detetive tradicional, irá investigar mistérios em Big Data – grande volume de dados. “O que esses dados estão contando? Que segredos escondem? Como contribuem para a melhora da sua empresa?” essas são perguntas que cabem ao detetive de dados responder!
Existem ainda diversas outras previsões para as profissões que existirão ou estarão em destaque muito em breve, é claro – algumas que ainda nem conseguimos imaginar -, mas uma coisa é certa: o mundo seguirá em constante mudança e estar preparado fará toda a diferença!
Pensando nessa preparação para nossos alunos, vamos oferecer, a partir de 2021, o Ecossistema de Aprendizagem Inovador (EAI), que, com metodologias inovadoras, ajudará nossos alunos a desenvolverem essas habilidades para o futuro. Tudo isso complementando a educação de sala de aula com tecnologia e individualidade. Se você quiser saber mais sobre ele, pode acessar o material que preparamos clicando aqui.
Escrito por:
Agência Titânio
