Excelência | Preparação pré-Enem também envolve autocuidado

A próxima edição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio terá sua primeira aplicação no dia 17/01. Com isso, depois de muita preparação em um ano completamente atípico e imprevisível como foi 2020 devido à pandemia da COVID-19, queremos reforçar a importância do relaxamento para os vestibulandos. Por isso, preparamos este post especial com dicas para os alunos que vão fazer o ENEM. Então continue lendo para saber mais e adicionar o autocuidado à sua rotina de preparação pré-ENEM. 

 

ANSIEDADE EM ANO DE VESTIBULAR E ENEM

 

O desconhecido pode trazer inúmeras questões, dentre elas, a ansiedade relacionada ao que não podemos prever. Como instituição de ensino, entendemos os efeitos que esse sentimento pode levar aos jovens que estão em período de transição para a fase adulta, por isso, abordamos o tema constantemente em nossas plataformas e em nossas aulas de LIV, além de disponibilizarmos uma equipe de psicólogas em nossas unidades. Ah! Se você quiser conferir o conteúdo que preparamos sobre ansiedade, pode acessar o nosso post Como lidar com a ansiedade que o futuro traz?” 

 

A importância de lidar com esses sentimentos, principalmente em época de vestibular, gira em torno do bem-estar mental e até físico do adolescente. Tal fato é tão consistente que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul constatou, em pesquisa feita com 1046 estudantes em ano de vestibular, que  há necessidade premente (crucial) de atenção psiquiátrica/psicológica a esses candidatos. Além disso, a revista PUCRS publicou um artigo com exemplos reais dos efeitos da ansiedade gerada pela pressão em ano de vestibular. O estudo mostrou que alguns adolescentes chegam ao ponto de se automedicarem com remédios controlados. 

 

Esse cenário é uma realidade a nível mundial, já que os adolescentes do outro lado do mundo, no Japão, também estão acima da média dos indicadores gerais de ansiedade. Dessa forma, é fácil constatar que é necessário ter um cuidado extra nesse período e buscar administrar melhor a ansiedade. 

 

“POR QUE RELAXAR SE PRECISO APRENDER OS CONTEÚDOS QUE O ENEM E EXIGE?”

 

Muitos alunos conhecem e vivenciam de perto as consequências que a ansiedade traz em ano de vestibular e ENEM. Alguns chegam a buscar e testar diversos métodos para ficarem acordados até muito tarde e, assim, prolongar a dedicação diária ao estudo, por exemplo.

Essa decisão é, muitas vezes, motivada pela falsa ideia de que a quantidade de horas estudando gera mais resultados do que a qualidade do estudo. Assim os alunos utilizam as horas que seriam destinadas ao seu lazer para seguir estudando. Mas os resultados nunca são os esperados. Além de não conseguirem absorver o que estudam nessas horas em que interrompem ou adiam os tidos como “momentos de distração ou descanso”, o aluno prejudica sua saúde física, já que o sono é um grande contribuinte para seu crescimento saudável. E o mais preocupante é que, segundo o jornal Human Nature Behavior, 93,5% dos adolescentes não dormem o suficiente rotineiramente. Ou seja, eles já não têm hábitos saudáveis para dormir, então acabam se prejudicando ainda mais em ano de vestibular. 

Contudo, tão necessário quanto manter uma rotina de estudos é adicionar o lazer e momentos de relaxamento a ela. Além de manter o equilíbrio necessário para o bem-estar físico dos adolescentes, auxiliando em seu desenvolvimento, intercalar momentos de estudo e descanso na rotina de preparação para o ENEM pode garantir um melhor aprendizado. Mais ainda, estar descansado contribui até mesmo para um bom desempenho do aluno que estiver fazendo o Exame, dado que ele será capaz de se concentrar mais, e assim, fazer a resolução das questões de forma mais tranquila. Então fiquem atentos às dicas abaixo, elas vão te ajudar a relaxar e exercer o autocuidado para mandar bem nos concursos. Vamos com tudo conseguir sua aprovação, vestibulando Pensi. Só não esquece que tudo precisa de equilíbrio, combinado?! 😉

 

DICAS PARA RELAXAR NÃO SÓ NO PRÉ-ENEM, MAS SEMPRE

  • Respeite seus limites
  • Desative as notificações do seu celular
  • Pratique atividade física

atividade física

  • Faça sessões de alongamento 
  • Durma bem
  • Ouvir sua playlist preferida – ou monte a sua!

playlist

  • Dedique-se aos seus hobbies
  • Alimente-se bem
  • Assista às suas séries e filmes preferidos – e descubra novos
  • Faça meditação

Aproveite as dicas e, se quiser dar uma conferida no conteúdo que nossos professores prepararam, acesse o especial #PensinaAprovação.

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Escrito por:
Ana Cintia Matos


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