Como lidar com a ansiedade que o futuro traz?

Pensar na faculdade que quer cursar e na carreira/profissão que quer seguir pode trazer pensamentos confusos que geram ansiedade e angústia. Esses sentimentos são muito comuns durante o Ensino Médio, principalmente no caso dos adolescentes que estão em ano de vestibular e farão ENEM. Isso acontece porque, a cada dia, o mercado de trabalho tem passado por alterações que levam a novas exigências, muitas delas imprevisíveis, que geram mais ansiedade. E lidar com a ansiedade pode ser difícil.

Junto a isso, as mudanças que antecedem a transição para o início da vida adulta também podem trazer ansiedade e preocupação, sem esquecer de cobranças externas que podem vir da família. É realmente um momento muito delicado para todos e encarar isso não é fácil, por isso, trazemos algumas dicas que vão te ajudar a passar por isso da forma mais tranquila possível. Confira a seguir como lidar com a ansiedade que o futuro traz:

 

Tempo de leitura: 5 minutos

 

 1. Conte com o apoio de sua escola quando for difícil lidar com a ansiedade: 

 

As escolas não são mais espaços destinados apenas ao ensino de conteúdos. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as habilidades que os jovens e crianças devem desenvolver durante a vida escolar, apontou que as habilidades socioemocionais, por exemplo, são fundamentais para um crescimento saudável. Ou seja, sua escola deve contar com uma metodologia que inclua orientações focadas em você e te ajude a tomar decisões importantes juntamente com sua família. É importante que a escola disponibilize atendimento psicológico, por isso, mantemos um time de psicólogas especialistas que auxiliam nossos alunos em todos os âmbitos. No caso das escolas que não contam com uma equipe de psicólogos, esse atendimento geralmente é feito diretamente com coordenadores e/ou professores, por isso, que tal procurar a ajuda dessas pessoas? Nessa hora, sua sinceridade será fundamental para que eles te orientem da melhor maneira. 

 

2. Autoconhecimento é a palavra-chave para lidar com a ansiedade: 

 

O autoconhecimento é fundamental em todos os momentos, mas, na adolescência, a fase das descobertas, é ainda mais importante. Ele é a linha que divide aqueles que saberão lidar com a ansiedade que o futuro traz e aqueles que não saberão. Se você se conhece, consegue perceber quais são exatamente as questões que estão te angustiando, o que ajudará muito a montar planos de ação focados em soluções. Todo esse planejamento, além de te ajudar a ser bem-sucedido, pode te dar uma perspectiva melhor de futuro. 

 

3. O presente também é importante:

 

Com tantas coisas na cabeça, pode ser difícil manter o foco, principalmente no presente. É verdade que a ansiedade pode ser paralisante, a mente fica a mil e o agir se torna quase nulo. Nesse cenário, além da perspectiva de futuro ficar prejudicada, você pode acabar não focando e não aproveitando o presente. E tão importante quanto o futuro, é o presente! É nele que você tem a oportunidade de cuidar da sua saúde, aproveitar sua família e amigos e colocar em ação seu planejamento para o futuro. 

 

4. Diversão e sucesso não são opostos:

 

Hábitos saudáveis são fundamentais para seu aprendizado e qualidade de vida, mas o que muitos esquecem é que o lazer também é um hábito saudável. Reservar um tempo para os seus hobbies (ou conhecer novos) e descansar são ações fundamentais! Na verdade, se esse equilíbrio não se mantém, toda a dedicação investida para alcançar o sucesso no futuro acaba sofrendo um impacto, porque o bom rendimento nos estudos depende também do descanso. Além disso, aproveitar a companhia de amigos e da família é importantíssimo tanto para o bom relacionamento entre vocês quanto para o seu próprio bem-estar, por isso, reserve um tempo e aproveite aqueles que ama. Lembre-se: diversão e produtividade são importantes!

 

5. É preciso entender a ansiedade:

 

É preciso entender que todos podem se sentir ansiosos em momentos delicados, isso é completamente normal. Mas existe essa ansiedade e a ansiedade patológica, que precisa ser tratada. Em 2019, o Brasil foi apontado como o país mais ansioso do mundo pela OMS (Organização Mundial de Saúde), por isso, é preciso ter atenção a alguns sintomas para perceber quando a situação pede atendimento profissional. A melhor saída é não ignorar, fazer uma reflexão, ocupar a mente com algo que traga prazer (exercícios e trabalhos manuais, por exemplo) e sempre pedir ajuda quando precisar. Não esqueça também de conversar com os familiares e amigos em que mais confia.

 

6. Habilidades socioemocionais são fundamentais para lidar com a ansiedade:

 

Você costuma se comparar ao seu amigo que, aparentemente, já sabe o que quer cursar na faculdade? Apesar dessa comparação ser bem comum, nem sempre é saudável. Por um lado, ela pode trazer para você bons exemplos da pessoa e profissional que você deseja se tornar. Por outro, quando não se respeita a própria individualidade, essa comparação pode ser prejudicial, por isso, é muito importante que você desenvolva suas habilidades socioemocionais. Elas te ajudarão em seu entendimento sobre si mesmo e sobre quando essa comparação fará bem a você. Como o próprio Pequeno Príncipe disse: “É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar”. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas, mas lembre-se: não há uma receita de bolo para lidar com a ansiedade que o futuro pode trazer. É preciso contar com a ajuda de pessoas que saberão te orientar, como sua família e o seu colégio, e desenvolver suas habilidades socioemocionais, que te ajudarão em seu autoconhecimento. Dessa forma, você alcançará a autoconfiança necessária para um futuro feliz e bem-sucedido. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que eles saibam como lidar com a ansiedade que o futuro pode trazer. 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: