Rotina de estudos: saiba como organizar a sua!
O século XXI trouxe e continua trazendo muitos avanços que mudaram a vida e a rotina de todos, mesmo dos usuários menos assíduos. Embora isso resulte em ganhos positivos, também pode acarretar em novos desafios. Um exemplo disso é o excesso de estímulos ao qual crianças e adolescentes são expostos a todo momento, mesmo quando vão estudar. Somada a esse fato, a realidade do isolamento pode trazer ainda mais dificuldades para a organização dos estudos, já que implica em uma mudança significativa de cenário. Dessa forma, para ajudar nossos alunos a organizarem sua rotina de estudos, preparamos este post especial. Continue lendo para saber mais.
Tempo de leitura estimado: 6 minutos
É importante ressaltar que não há uma fórmula pronta que vai garantir o aprendizado das crianças e adolescentes. Isso porque cada um aprende de um jeito e tem facilidades e pontos a desenvolver que variam de acordo com cada pessoa. Assim, é importante que não só o aluno e a família tenham isso em mente, mas que a escola tenha uma metodologia com valores, recursos e metodologia que visem à individualidade de cada estudante. Somente dessa forma é possível oferecer sempre as ferramentas necessárias para o desenvolvimento e a evolução dos alunos. Agora vamos às dicas?
1. Organize seu cronograma de estudos a cada semana
O primeiro passo para garantir uma boa rotina de estudos é programá-la uma semana de cada vez. Dessa forma, você consegue se programar, mas também consegue remanejar as atividades de modo a dedicar a cada disciplina o tempo que ela exige. Exemplo: na semana atual, em que você separou 1h para estudar Física, sentiu que precisa se dedicar mais à matéria na semana que virá, pois percebeu que está com dificuldade em um conteúdo. Ao programar o cronograma da próxima semana, ao invés de programar 1h para a disciplina, programe 1h30min ou até mesmo 2h, de acordo com a sua necessidade. Além disso, para montar sua rotina de estudos, é importante avaliar sua rotina como um todo. Pense em quais atividades você exerce fora da escola. Faz algum curso? Alguma atividade extracurricular? Se a resposta for sim, adicione ao seu cronograma. Assim, você conseguirá se dedicar a todos os compromissos. Ah! Lembre-se de sempre incluir um tempinho para revisões. 😉
2. O ambiente adequado faz a diferença para sua rotina de estudos
O sucesso da sua rotina de estudos não depende somente de um cronograma. Isso porque o ambiente é um dos pontos determinantes para que você possa manter o foco e aprender ainda mais! Assim, é importante que você organize um espaço, ainda que pequeno, para estudar. É ideal que ele seja livre de distrações e de muitos estímulos, como rádio, televisão ou outras pessoas conversando paralelamente. Também é importante que seu ambiente de estudo seja um lugar com boa iluminação e ventilação e que todo o material que você precisa esteja disponível. Por isso, separe um estojo com caneta, lápis, apontador, borracha e tudo o que você precisa, além dos livros e cadernos, e deixe separado no seu cantinho do estudo. Quando começar a estudar, desligue as notificações do celular e mantenha uma garrafa de água próxima a você. Hidratação é tão importante quanto absorver o conteúdo, não é?!
3. Defina as prioridades da sua rotina de estudos
A dificuldade em manter uma rotina de estudos adequada pode ser resultado da falta de objetivos bem estabelecidos. Isso é, você pode ter o objetivo de estudar Português, por exemplo, mas não define a qual conteúdo específico precisa dar mais atenção nem um tempo limite para se dedicar aos tópicos do tema. Dessa forma, acaba ficando perdido na hora de estudar. Por isso, é importante que você tenha objetivos claros e defina prioridades ao montar seu cronograma, só assim poderá manter uma rotina de estudos eficiente. Uma dica é fazer uma lista de matérias e seus respectivos tópicos em que você tem mais dificuldade, organizando-os por grau de dificuldade. Ou seja, se as suas dificuldades são em Português, ao invés de adicionar ao cronograma “estudar Português”, adicione “estudar orações subordinadas” e estabeleça um período de tempo baseado na sua dificuldade para isso. Podemos chamar essa separação de “subtarefas” ou “submetas”, o que vai te ajudar a enxergar cada etapa do seu avanço. Se precisar, converse com sua equipe de professores sobre suas questões e sobre quanto tempo seria importante dedicar a cada conteúdo.
4. Tente seguir o planejamento da sua rotina de estudos
Pode parecer uma coisa muito óbvia dar a dica de seguir o planejamento que você montou, mas muitas pessoas podem acabar se apoiando na ideia de que não há problema em adiar a programação. E de fato não há, afinal, imprevistos podem acontecer (e, honestamente, eles vão!). O problema ocorre quando o adiamento vira uma rotina, porque, quando um cronograma é seguido, o cérebro cria um hábito e se acostuma a, no horário programado, estar concentrado e focado nos estudos, o que ajuda a absorver melhor o conteúdo. Então, se você não segue a rotina, seu cérebro acaba não desenvolvendo esse hábito. Por isso estabeleça horários fixos e reais – coerentes com sua realidade – para o seu cronograma de estudos e tente ao máximo cumpri-los.
5. Algumas ferramentas podem ser a chave para sua organização
Existem muitos recursos que podem te ajudar a montar uma rotina de estudos realmente eficiente. Se você é nosso aluno, em seu Portal, encontra a agenda do aluno, em que pode adicionar toda a sua programação, inclusive atividades de lazer, para manter o cronograma. Além disso, o Google oferece os aplicativos “keep” e “tarefas”, em que você pode listar suas atividades para manter o seu planejamento e acompanhar seu ritmo. Outro método de organização que pode te ajudar a estudar é a Matriz de Eisenhower, que vai fazer a diferença na hora em que você for definir suas prioridades. Para complementar seu aprendizado, também é interessante que você diversifique as fontes em que acessa os conteúdos. Ou seja, além das apostilas e exercícios, acrescente livros, palestras, documentários e até mesmo debates com seus amigos à sua rotina de estudos.
6. Autocuidado também deve ser prioridade na rotina de estudos
A organização e a eficiência da sua rotina de estudos são fundamentais, mas tão importante quanto elas é o autocuidado. Por isso, sempre reserve um tempo para o seu lazer e use-o como bem entender (sem esquecer da atividade física, tudo bem?). Dessa forma, você conseguirá manter um equilíbrio saudável que garantirá não só o seu aprendizado, mas também a sua saúde física e mental! Lembre-se de que seu desenvolvimento completo não depende somente do conteúdo que você se dedica a estudar, mas também das suas experiências, escolhas e das pessoas com quem você convive. Por isso, dedique-se ao máximo ao estudo, sem esquecer ou deixar de lado a sua vida pessoal, combinado?
Esperamos que você tenha gostado do post! Preparamos o conteúdo esperando que ele te ajude a se tornar a sua melhor versão, já que esse objetivo faz parte da nossa missão. Se você tem um amigo ou conhece alguém que precisa de dicas para organizar a rotina de estudos, compartilhe o conteúdo. Ah! E você também pode nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar nosso blog para conferir os conteúdos exclusivos que preparamos para você.
Instagram – @pensicolegioecurso
Facebook – Pensi Colégio e Curso
Escrito por:
Agência Titânio