Escolher uma profissão é difícil? Confira nossas dicas!

Escolher uma carreira é uma decisão muito importante. Desde pequena, a criança ouve perguntas como “o que você quer ser quando crescer?”. Esse tipo de questionamento passa a ganhar mais seriedade conforme o indivíduo vai crescendo. Principalmente em ano de vestibular se torna uma decisão muito importante. Se você está pensando em como escolher uma profissão, continue lendo este post! 

Para te ajudar, nós separamos algumas dicas que vão te guiar no caminho para fazer as melhores escolhas para o seu futuro. Mas, antes de tudo, é necessário que você entenda que escolher uma carreira não é uma questão de certo ou errado. Na verdade, consiste mais em fazer a escolha que mais envolve suas aptidões, gostos e expectativas para o seu futuro. Agora confira nossas dicas e vamos com tudo fazer as melhores escolhas! 

 

Tempo estimado de leitura: 6 minutos 

 

1. Autoconhecimento é fundamental quando se quer escolher uma profissão

O autoconhecimento é importante em todos os momentos, mas, ao escolher uma profissão, é um fator decisivo. Isso porque, quando você sabe do que gosta, o que te faz feliz, reconhece suas potencialidades e pontos a desenvolver, consegue construir um planejamento melhor definido para seu futuro. Dessa forma, você se torna capaz de fazer as melhores escolhas e definir metas mais claras. Além disso, o autoconhecimento também vai te ajudar a lidar com a ansiedade que o futuro e a escolha da profissão podem trazer.

2. Fazer listas pode ajudar a escolher uma profissão

Fazer listas do que você gosta, como atividades de lazer ou disciplinas e conteúdos preferidos na escola, pode ser muito positivo durante a escolha da sua profissão. Ocorre que esses fatores podem influenciar diretamente na sua satisfação com o que você fará para viver. Os traços da sua personalidade podem indicar a você algumas profissões ideais, o que poderá te levar a uma escolha mais acertada. Mas não se trata de uma ciência exata! Mesmo com características da sua personalidade bem definidas, é sempre possível se desenvolver e ampliar suas habilidades, principalmente as habilidades socioemocionais, fundamentais para um futuro profissional bem-sucedido.

3. Converse com profissionais experientes 

Se o autoconhecimento é essencial, conhecer melhor as suas opções também vai fazer a diferença. Pesquise sobre o dia a dia das profissões que você gostaria de seguir, sobre possíveis áreas em que pode atuar, as habilidades e competências exigidas e atividades que realizaria. Assim você vai poder relacionar essas informações às suas aptidões e perspectivas e terá mais chances de fazer a melhor escolha para o seu futuro. Além disso, conversar com profissionais atuantes vai te dar uma visão ainda mais clara sobre as suas escolhas. Eles mais do que ninguém saberão informar sobre a rotina da profissão que você pode estar buscando para o seu futuro. 

4. Participe do Espaço de Carreiras 

Pensando na importância de fazer as melhores escolhas para o futuro, nós projetamos o evento Espaço de Carreiras, em que os alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio, incluindo Curso Livre, podem conferir palestras, entrevistas e mesas redondas sobre diferentes profissões. Entendemos que o mercado de trabalho vive em constante transformação, por isso, trazemos profissionais das mais diversas áreas de atuação, sejam tradicionais, sejam contemporâneas, dispostos a compartilharem com nossos alunos as suas experiências e conhecimento. Neste ano atípico, vamos promover o evento no formato on-line e os alunos interessados podem se inscrever diretamente no site: https://pensionline.com.br/.  Confira abaixo duas das nossas palestras para o primeiro dia: 

palestra Carreiras

palestra Carreiras

5. Escola e família podem te ajudar a escolher uma profissão 

A chave para o sucesso do aluno é a união entre família e escola. No quesito escolha da profissão não seria diferente. Isso não quer dizer que você deve fazer suas escolhas com base nos planos e expectativas dos outros, mas eles podem te ajudar a avaliar suas opções. Na verdade, a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção” mostrou que os jovens esperam da escola o apoio para construir seus projetos de vida. Por isso, é importante buscar por escolas com metodologias que ofereçam aos alunos a base necessária para fazerem as melhores escolhas, sempre em união com a família.

6. Saiba a diferença entre carreira e profissão

A escolha da profissão também envolve a escolha de uma carreira, mas a primeira não leva necessariamente à segunda. Acontece que, por mais que você defina uma profissão e se prepare para atuar nela, a sua carreira pode acontecer de forma totalmente diferente do que você planejou. Isso porque carreira é diferente de profissão. Esses são conceitos independentes. Por exemplo, duas pessoas podem ser advogadas, mas uma atuar na área acadêmica e outra na área pública. Dessa forma, ainda que você tenha definido uma profissão, é interessante que você tenha uma visão, ainda que distante, da carreira que deseja seguir. Só essa perspectiva contribuirá para que sua relação com sua carreira seja a melhor possível e você poderá definir melhor as etapas que te levarão a alcançar seu objetivo. 

7. Descubra qual seu critério de sucesso ao escolher uma profissão

É comum reconhecer nas pessoas a ideia de que ter sucesso na carreira é igual a ter um bom retorno financeiro. Essa concepção faz muito sentido, mas não é unânime. Algumas pessoas atribuem o sucesso ao reconhecimento, a seguir um propósito ou até mesmo a simplesmente fazer o que é confortável. Por isso, antes de fazer sua escolha, é importante avaliar o que, para você, consiste em ser bem-sucedido. Assim você terá mais chances de fazer uma escolha que te trará felicidade.

8. Considere as profissões do futuro

É importante considerar as transformações pelas quais o mundo passa e envolvem o mercado de trabalho. Com a evolução da tecnologia, cada vez mais novas profissões – que têm muito potencial – surgem. Por isso, avaliar agora quais são as profissões do futuro e considerá-las pode trazer ótimos resultados. Mesmo que carreiras consagradas como Medicina e Direito ainda sejam a escolha de muitos jovens, as profissões do futuro mostram um crescimento considerável no mercado de trabalho. Por isso não limite suas escolhas às carreiras mais tradicionais. 

9. Foque no seu objetivo, mas prepare-se para diversas possibilidades

Mesmo antes de definir qual carreira e qual profissão seguir, a preparação se faz essencial para um futuro de sucesso. Mas, mais importante do que garantir um preparo para o seu objetivo, é garantir um preparo para outras possibilidades. Isso porque não estamos apenas vendo o surgimento das profissões do futuro. Também estamos testemunhando as mudanças consideráveis do mercado de trabalho, que tem exigido também profissionais do futuro, ou seja, pessoas capazes de se adaptar aos diferentes cenários

10. Lembre-se: nenhuma escolha é definitiva

Durante a sua tomada de decisão sobre a sua futura profissão, tenha em mente que nenhuma escolha é definitiva. Claro que é importante ter estabilidade, mas é fundamental desconstruir a ideia de que existem escolhas “certas” ou “erradas”. Mais ainda, é preciso desmistificar a concepção de que as escolhas não podem ser desfeitas. Por isso, não atribua tanto peso à sua decisão. Reflita bastante, siga as nossas dicas e faça sua escolha com segurança. Esse conjunto será a garantia da melhor escolha para você.

Esperamos que você tenha gostado do post de hoje. Aproveite e compartilhe com seu amigo que também está pensando sobre sua escolha profissional!

 

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: