ENEM 2020 | #PensinaAprovação: Física

Seguindo com a preparação para o ENEM 2020, chegamos à última postagem do #PensinaAprovação relaciona à área do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No post de hoje, você vai conferir as matérias mais cobradas em Física, com um material preparado pelo nosso expert na disciplina, o Coordenador de Física Bruno Fernandes. Se você quiser conferir os outros posts do  #PensinaAprovação , é só clicar abaixo nas disciplinas de seu interesse:

 

 

 

Preparado(a) para conferir o material especial voltado para Química? Então continue lendo e vamos com tudo em busca da sua aprovação!

 

Bruno Fernandes – Coordenador de Física

 

Nosso expert Bruno separou algumas dicas infalíveis para nossos alunos vestibulandos dominarem o assunto gráficos da Cinemática, que é peça-chave para mandar bem nas questões que envolvem Física no ENEM! Continue lendo para saber mais e garantir sua aprovação!

 

1. Gráficos no M.U. e no M.U.V

 

O gráfico é um recurso matemático que relaciona duas grandezas distintas, ou seja, o que ocorre com uma grandeza quando a outra sofre alteração. A primeira dica para interpretar qualquer gráfico é relembrar as fórmulas que regem aquele determinado assunto. Por exemplo, as fórmulas do Movimento Uniforme (M.U.) e do Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.).

 

física

 

2. Identificar o tipo de gráfico e o grau da equação

A segunda dica é identificar as grandezas relacionadas no gráfico. Por exemplo: o gráfico s x t relaciona as grandezas posição (s) e tempo (t).

Observe que existe uma equação que relaciona essas duas grandezas (s e t) tanto no M.U. quanto no M.U.V.

gráficos 2 física

 

O grau da equação é determinado pelo expoente da grandeza localizada à direita do sinal de igualdade (=) na fórmula (no exemplo, t).

 

grafico2b física

 

3. Determinar o formato do gráfico

A terceira dica é é identificar o formato do gráfico da equação do 1º e do 2º grau. A tabela abaixo resume esses formatos.

 

tabela física

 

Observe que a função do 1º grau para duas grandezas diretamente proporcionais é uma reta inclinada “para cima”. A função do 2º grau para duas grandezas diretamente proporcionais é uma parábola (com a “boca” virada para cima, como na tabela, ou, com a “boca virada” para baixo”). É possível que apenas um trecho da “boca” seja apresentado. Para ambos os graus de duas grandezas inversamente proporcionais, o gráfico possui o formato de uma curva (hipérbole equilátera).

 

4. Relacionar o formato do gráfico e a equação

A quarta dica é e é relacionar o formato do gráfico e a equação. No exemplo dado:

  • M.U. – s = so + vt – equação do 1º grau – s e t são grandezas diretamente proporcionais – o gráfico é uma reta inclinada para cima.

 

física 5

 

Observação: o gráfico é uma reta inclinada para baixo se a velocidade é negativa.

  • M.U.V – s = so + vot + at²/2 – equação do 1º grau – s e t são grandezas diretamente proporcionais – o gráfico é uma reta inclinada para cima.

 

física 6

 

Observação: o gráfico é uma parábola com a “boca” virada para baixo se a aceleração é negativa.

 

 

5. Processo inverso

É muito comum ter que identificar o tipo de movimento para a resolução correta de uma questão.

Exemplo:

 

física 8

 

Siga os passos:

  •  Identificar as grandezas envolvidas: v (velocidade) e tempo (t).
  •  Identificar o tipo de gráfico: uma reta inclinada para cima (aceleração é positiva).
  •  Identificar a proporcionalidade entre as duas grandezas: reta (diretamente
    proporcionais).

Conclusão: o gráfico mostra como a grandeza velocidade muda de valor quando a grandeza tempo também muda. As grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, a velocidade aumenta com o aumento do tempo. O gráfico é uma reta inclinada para cima, portanto, trata- se de uma equação do 1º grau. Pela análise das fórmulas apresentadas no início do texto, trata-se da equação:

 

física 9

 

O movimento descrito pelo gráfico é o Movimento Uniformemente Variado.

 

 

6. Generalizando

As dicas acima podem ser estendidos para qualquer outra área da Física. Por exemplo, o gráfico abaixo apresenta a relação entre as grandezas força (F) e aceleração (a) quando
aplicadas em um corpo de massa (m).

massa m física

Observe as duas grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, o aumento da intensidade da força provoca um aumento proporcional da aceleração do corpo. O gráfico é uma reta inclinada para cima, portanto, trata-se de uma equação do 1º grau. A fórmula que resume essas informações é conhecida como a segunda lei de Newton. Em módulo:

F=ma

 

Dica História

 

Mensagem do professor para os alunos Pensi: Espero que você tenha gostado dessas dicas e as questões de gráfico se tornem mais simples a partir de agora. Sucesso!

Assim como o professor Bruno Fernandes, desejamos que esse conteúdo ajude a todos os nossos alunos que farão o ENEM 2020 no ano que vem. Conte conosco para alcançar seus objetivos. Estamos torcendo para que você se torne um universitário no ano que vem. Vamos com tudo em busca de resultados incríveis!

 

 

0
0

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: