Escrever | Um dos melhores hobbies que você pode ter

É muito comum encontrar em diversos canais a informação de que a escrita é uma atividade que gera muitos resultados benéficos. Além da diminuição do estresse e da melhora na assertividade para a tomada de decisões, é um fato que escrever traz benefícios até mesmo milenares – a começar pela pintura rupestre, que, na pré-história, serviu como meio de comunicação. Por isso, hoje trazemos alguns motivos pelos quais escrever é um dos melhores hobbies que você pode ter. Continue lendo para saber mais. 😉

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Primeiramente, é importante destacar que, em um período em que os textos com menos de 140 caracteres estão a todo o vapor e as gerações mais novas já nascem digitalizadas, a comunicação – já citada anteriormente – precisa ser estimulada. Para isso, promover a escrita pode ser o caminho para gerar melhor entendimento entre as sociedades. Confira os motivos para você começar a escrever agora mesmo: 

 

Se você precisa organizar suas ideias, escrever é a saída

 

ideias - escrever

 

Muitas vezes, homens, mulheres e crianças de todas as idades podem ser tomados por pensamentos confusos – principalmente quando envolvem preocupações – que geram ansiedade. Nesse sentido, colocar as ideias e pensamentos no papel, pode ser uma grande ajuda para organizá-los. Isso porque, quando escrevemos, conseguimos visualizar a situação, estabelecendo relações e entendimentos que são complicados de fazer somente no pensamento, especialmente quando não se tem uma boa memória. Dessa forma, escrever pode ajudar na tomada de decisão, já que ajuda na clareza do entendimento. 

 

Autoconhecimento e escrita

 

escrever - autoconhecimento

 

Como vimos acima, escrever pode levar o indivíduo ao melhor entendimento não só dos fatos, mas também de seus próprios pensamentos e sentimentos. Assim, é importante pontuar que a escrita também traz resultados positivos relacionados ao autoconhecimento. Isso porque, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia de Iowa, as pessoas que passam a escrever para organizar o que pensam ou sentem também passam a notar como elas mesmas respondem a determinadas situações e até mesmo a notar os resultados positivos gerados por meio de situações frustrantes ou limitadoras. 

 

Escrever gera estímulos cognitivos

 

escrever - cognição

 

De acordo com pesquisa realizada pelo InsCer – Instituto do Cérebro Augusto Buchweitz, a escrita, juntamente com a leitura, ajuda na adaptação de partes do cérebro que têm funções e processos originalmente voltados para a linguagem oral e processos visuais. Dessa forma, escrever e ler ajudam no desenvolvimento de habilidades que precisam ser estimuladas, gerando mais atividades cerebrais saudáveis, mas que não ocorrem naturalmente como o processo da fala, por exemplo. Além disso, é possível compreender que a escrita é uma atividade muito mais complexa, que envolve atenção, memória e codificação, processos que permitem estimular partes importantes do cérebro.

 

Quem escreve desenvolve a criatividade

 

criatividade - escrever

 

A sociedade já percebeu que as soft skills (habilidades socioemocionais) são importantes para um futuro – e até mesmo presente – de sucesso. Uma dessas habilidades é a criatividade, capaz de ajudar na resolução de problemas tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal. Por isso, classificar a criatividade como uma habilidade importante é fundamental e, para desenvolvê-la, a escrita pode ser uma ótima aliada! Prova disso é que um estudo realizado pela Wright State University, em Ohio, constatou que o hábito de escrever um diário é um dos fatores determinantes para medir a criatividade. 

 

A prova de redação pode ser seu passaporte para a universidade

 

universidade - escrever

 

Independentemente do curso que você deseja cursar na graduação, será necessário passar primeiro pelo vestibular, e sabe o que todos os vestibulares têm em comum? A prova de redação! Além disso, os concursos mais concorridos do país atribuem um elevado peso a essa etapa, que analisa a escrita de todos os candidatos. Por isso, estimular o hábito de escrever é fundamental para aqueles que vão prestar vestibular – e até mesmo concursos militares. Só praticando é possível desenvolver as habilidades normalmente cobradas nesses exames, como coerência, coesão e domínio da norma culta. Então lembre-se de adicionar redação ao seu cronograma de estudos para o vestibular. Como instituição de ensino, entendemos a importância da redação na preparação dos alunos, por isso, estimulamos o hábito da escrita desde o início, com diversas iniciativas como o Concurso Literário do Pensi.

Vamos com tudo praticar a escrita 🚀🚀

Se você quiser começar a estimular o hábito da escrever agora e se preparar para o vestibular com excelência, matricule-se em nosso Projeto Redação!

A inscrição é gratuita e, se você já é aluno Pensi, basta entrar em contato com sua unidade. Os alunos que ainda não fazem parte da Família Pensi podem clicar no banner abaixo e fazer a inscrição agora mesmo. O projeto é focado em alunos da 3ª série, mas todos que estão cursando o Ensino Médio podem participar.

projeto redação - escrever

E aí, prontos para iniciar esse hobby incrível que é a escrita? Temos certeza de que os resultados serão enriquecedores! Compartilhe este post com seus amigos ou familiares para que entendam a importância de escrever. 

2
0

Escrito por:
Ana Cintia Matos


Posts relacionados: