Educação, TEC e Revolução 4.0: preparação para o futuro!
A sociedade segue em constante – e cada vez mais acelerada – mudança. E a tecnologia tem um papel importantíssimo nisso, trazendo novas soluções que permitem à humanidade avançar ainda mais. Apesar disso, tantos avanços contribuem para a necessidade de preparar crianças e adolescentes para cenários que ainda não é possível antecipar. Dessa forma, as escolas precisam estar atentas à importância de educar para o futuro, ainda que ele seja imprevisível. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo.
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Primeiramente, é preciso entender que a Revolução 4.0 já começou e que, segundo Kaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial e autor do livro A quarta revolução industrial, o ingrediente principal para o cenário em que vivemos é a adaptação. Isso porque estamos vivendo a convergência de três mundos: o biológico, o digital e o físico, em que aparelhos revolucionários já fazem parte do nosso dia a dia, como os relógios inteligentes que já são capazes de aferir batimentos cardíacos durante as corridas. Dessa forma, nós temos uma máquina (mundo físico), programada (mundo digital) para fornecer informações baseadas no comportamento do corpo humano (mundo biológico).
Em meio a tudo isso, as gerações Z e Alpha (principalmente esta última) estão se preparando para um cenário em que se depararão com cargos e vagas de trabalho que ainda não existem e problemas que ainda não conseguimos projetar. Por isso, é fundamental que agora as escolas já ofereçam uma metodologia capaz de formar cidadãos preparados para qualquer cenário, mesmo que desconhecido, e com autonomia de prover soluções para qualquer impasse.
Educação & Tecnologia no Pensi
No Pensi, além de termos os valores que nos guiam para atingir esse objetivo e eventos que ajudam os alunos a alcançarem todo o seu potencial, contamos também com o TEC – Tecnologias & Experiências Criativas para contribuir com o despertar da coragem tecnológica em nossos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais. Com uma metodologia ativa e adequada para cada faixa etária, formamos pequenos cidadãos que serão os próximos líderes do futuro.
Para que você entenda um pouco mais sobre a relação Educação e Revolução 4.0 – e seus impactos na educação -, entrevistamos a Carolina Chatack, que faz parte da Equipe TEC, a falar um pouco sobre o tema. Continue lendo para descobrir mais e conferir a importância de educar para o futuro.
Pensi: Você pode falar um pouco sobre a Revolução 4.0?
Carolina Chatack: A Revolução 4.0 é a convergência de mundos. Nós vimos, há um tempo atrás, a Internet se tornar disponível para todos; essa foi a Revolução 3.0, a qual muita gente confunde com o tempo que estamos vivendo agora. Na Revolução 4.0, temos a quebra do paradigma de que tecnologia é apenas o que é digital. Agora o movimento que vivemos é em direção à percepção de que a tecnologia, na verdade, é a convergência do hardware (máquina), do software (programação) e do mundo biológico (seres vivos).
Pensi: De que forma a Revolução 4.0 está inserida no TEC – Tecnologia & Experiências Criativas para o Ensino Fundamental?
Carolina Chatack: A Revolução 4.0 está inserida no TEC a partir do momento em que nós mostramos para o aluno que a tecnologia é muito mais do que o celular, muito mais do que o tablet. Esses objetos que as crianças conhecem bem, apesar de serem um marco para o desenvolvimento humano, ainda seguirão se desenvolvendo e nossos alunos podem fazer parte disso! Podem criar e trazer para nós invenções que ainda nem somos capazes de prever. Temos um currículo que enxerga a tecnologia de maneira holística, alinhado com a realidade em que vivemos e imerso no conceito da Revolução 4.0.
Pensi: E como isso aconteceria? Por quê?
Carolina Chatack: Isso acontece porque, nas aulas de TEC, nós fazemos com que eles percebam que nós somos os criadores da tecnologia, por isso, não precisamos ter medo dela. Embora eles tenham mais coragem tecnológica do que a nossa geração, os pequenos ainda precisam entender que são detentores da criação, que podem, se quiserem, fazer parte até da NASA. Isso não é inatingível, as pessoas que estão lá apenas foram expostas aos estímulos e descobertas certas e é isso que nós queremos fazer! Através da aprendizagem ativa eles se sentem protagonistas do próprio ensino, em todas as aulas os alunos efetivamente colocam a mão na massa! Oferecemos as ferramentas necessárias para que o aluno passe por uma alfabetização tecnológica e desenvolva seu potencial “fazedor”. Dessa forma, eles podem ir além!
Fazer com que os alunos vão além desde pequenos é um dos principais objetivos de nossa missão de formar pessoas que busquem sempre evoluir e que sejam capazes de construir um futuro melhor para si e para os que estão ao seu redor, por isso, contamos com um projeto tão completo e inspirador como o TEC. Conhece alguém que entende a importância de educar para o futuro? Então compartilhe este artigo!
Escrito por:
Agência Titânio